O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os trabalhos estão digitados em texto corrido com máximo de 25 páginas, Fonte Times New Roman, espaço 1,5, Tamanho 12. A página é do tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm, com numeração de página no rodapé.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • As Figuras e Tabelas estão em resolução mínima de 300 DPI, legendadas com fontes/créditos dos autores e aparecem na ordem em que são citadas no texto. Concorda que a responsabilidade quanto aos direitos de propriedade intelectual é exclusivamente dos autores, que deverão ser proprietários dos referidos direitos ou ter a autorização de seu(s) titular(es), ficando a UFAC, seus órgãos administrativos e o corpo editorial da revista isentos de qualquer responsabilidade legal por sua publicação.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação de artigos na Revista Eletrônica de Extensão NAWA

 

 1. OBJETIVOS

 

 A Revista Eletrônica de Extensão NAWA visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação pública dos resultados das atividades de extensão ou reflexões relativas à extensão universitária, arte e cultura. Os artigos deverão caracterizar-se como contribuição ao conhecimento sobre o tema em sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Nesse sentido, os trabalhos submetidos à publicação deverão estar inclusos nas seguintes Áreas Temáticas:

 

 Nº / ÁREA / DEFINIÇÃO

 

 I Comunicação

 

Comunicação Social; Mídia Comunitária; Comunicação Escrita e Eletrônica; Produção e Difusão de Material Educativo; Televisão Universitária; Rádio Universitária; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Comunicação Social; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

 

 II Cultura

 

 Desenvolvimento de Cultura; Cultura, Memória e Patrimônio; Cultura e Memória Social; Cultura e Sociedade; Folclore, artesanato e tradições culturais; Produção Cultural e Artística na Área de Artes Plásticas e Artes Gráficas; Produção Cultural e Artística na Área de Fotografia, Cinema e Vídeo; Produção Cultural e Artística na Área de Música e Dança; Produção Teatral e Circense; Rádio Universitária; Capacitação de Gestores de Políticas Públicas; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; Cultura e Memória Social.

 

 III Direitos Humanos e Justiça

 

 Assistência Jurídica; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Direitos Humanos; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; Direitos de Grupos Sociais; Organizações Populares; Questão agrária. Igualdade de Gênero e Combate à Discriminação.

 

IV Educação

 

Educação Básica; Educação e Cidadania; Educação à Distância; Educação Continuada; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental. Ensino Médio; Incentivo à Leitura; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Educação; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

 

 V Meio Ambiente

Preservação e Sustentabilidade do Meio Ambiente; Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável; Desenvolvimento regional e sustentável; Aspectos do meio ambiente e sustentabilidade do Desenvolvimento Urbano e do Desenvolvimento Rural; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Meio Ambiente; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; Educação Ambiental; Gestão de Recursos Naturais; Sistemas Integrados para Bacias Regionais.

 

 VI Saúde

Promoção à Saúde e Qualidade de Vida; Atenção a Grupos de Pessoas com Necessidades Especiais; Atenção Integral à Mulher; Atenção Integral à Criança; Atenção Integral à Saúde de Adultos; Atenção Integral à Terceira Idade; Atenção Integral ao Adolescente e ao Jovem; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Saúde; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; Desenvolvimento do Sistema de Saúde; Saúde e Segurança no Trabalho; Esporte. Lazer e Saúde; Hospitais e Clínicas Universitárias; Novas Endemias e Epidemias; Saúde da Família; Uso e dependência de drogas.

 

 VII Tecnologia e Produção

 

 Transferência de Tecnologias Apropriadas; Empreendedorismo; Empresas Juniores; Inovação Tecnológica; Pólos Tecnológicos; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Ciências e Tecnologia; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; Direitos de Propriedades e Patentes.

 

 

VIII Trabalho

 

Reforma Agrária e Trabalho Rural; Trabalho e inclusão social; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas do Trabalho; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; Educação Profissional; Organizações Populares para o Trabalho; Cooperativas Populares; Questão Agrária; Saúde e Segurança no Trabalho; Trabalho Infantil; Turismo e oportunidades de trabalho.

 

 2. TRABALHOS

 

Revista Eletrônica de Extensão NAWA utilizar-se-á do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), o qual possibilita o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, bem como a todos os recursos de gerenciamento editorial disponibilizado pelo sistema.

 

 A revista aceita apenas publicação de mestres e doutores. Graduados poderão publicar apenas como coautores. Poderão ser publicados na Revista Eletrônica de Extensão NAWA artigos nas seguintes modalidades:

Serão aceitos, no máximo, 3 autores por artigo enviado.

 

 a) artigos inéditos (textos de caráter analítico e/ou crítico, resultantes de estudos sobre temas relacionados à extensão universitária, arte e cultura);

 

 b) relatos de experiências e opiniões resultantes das atividades de extensão universitária;

 

 c)  resumos de dissertações e teses também associadas às atividades extensionistas.

 

 d) Entrevistas

 

Os textos deverão ser escritos em português, inglês ou espanhol, e quando recebidos serão enviados para avaliação. A aceitação ou recusa dos originais apresentados será sempre uma decisão com base nos pareceres dos avaliadores.

Os artigos deverão ser enviados em extensão .doc ou docx, e devem seguir as normas ABNT para formatação.

Devem conter: Título, nome do autor, nota de rodapé com resumo do currículo (máximo duas linhas tam 10), Resumo do trabalho e Abstract (Times 12, espaçamento simples) e Corpo do Artigo  (Times 12, espaçamento 1,5) composto por Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados, Considerações finais, e Referências.

Nomes dos autores, bem como instituições e endereços devem estar atualizados em METADADOS do próprio sistema SEER. Estudos envolvendo seres humanos ou animais devem vir acompanhados por aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Os trabalhos deverão ser digitados em texto corrido com máximo de 25 páginas, em Fonte Times New Roman, espaço 1,5, Tamanho 12. A página deverá ser do tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm, contendo necessariamente numeração de página no rodapé.

 

Figuras: As Figuras e Tabelas deverão estar inseridas no texto. Devem ser enviadas contendo resolução mínima de 300 DPI, legendados com fontes/créditos dos autores e aparecer na ordem em que são citadas no texto. É livre o número de figuras e ilustrações, buscando-se evitar exageros. A responsabilidade quanto aos direitos de propriedade intelectual é exclusivamente dos autores, que deverão ser proprietários dos referidos direitos ou ter a autorização de seu(s) titular(es), ficando a UFAC, seus órgãos administrativos e o corpo editorial da revista isentos de qualquer responsabilidade legal por sua publicação.

 

3. SEÇÕES DA REVISTA ELETRÔNICA DE EXTENSÃO NAWA

 

 3.1. Artigos Originais

 

 Esta modalidade apresenta trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão universitária, onde se apresentam dados e análises originais de investigação relacionados às áreas temáticas detalhadas acima: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

 

3.2. Os artigos de Relatos de Experiências

 

 Constituem dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas.

 

 3.3. Suplementos dos Seminários e Eventos de Extensão Universitária da UFAC

Seção destinada à publicação de trabalhos e resumos apresentados em eventos de caráter extensionista promovidos pelas diversas unidades acadêmicas da UFAC.

 

3.4 – Entrevistas

Publicação de entrevistas com professores, pesquisadores ou membros da sociedade civil que desenvolvam trabalhos ligados à extensão, a arte e a cultura.

 

 4. DIRETRIZES PARA AUTORES

 

4.1. Folhas de Rosto

 

 As Folhas de Rosto não devem ser personalizadas e devem conter os seguintes elementos, nesta ordem:

  1. Todo o trabalho deve ser digitado em Fonte Times New Roman

 

  1. O Título deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho, não excedendo 15 palavras. Negrito, tam 14, em caixa alta e centralizado.

 

  1. Nome dos autores (Tam 12, Caixa alta e baixa, alinhados à esquerda) e breve resumo do currículo em nota de rodapé. As notas não devem ultrapassar duas linhas em tamanho 10.

 

  1. Resumo – Palavras-Chave: o Resumo deve ter espaçamento simpes, seguido de 3 a 5 Palavras-Chave para fins de indexação do trabalho, que deverão ser separadas por um ponto e vírgula entre elas.

 

  1. Abstract - Key-words: deve ser em inglês contendo no máximo 500 palavras. 3 a 5 Key-words.

 

 4.2. Corpo do artigo

 

 a. Subdivisões do Texto: em todas as categorias, o texto deve ser estruturado a partir de títulos e subtítulos (se for o caso), alinhados à esquerda, sem numeração. Os subtítulos deverão ser digitados em negrito. Times 12.

 

b. Notas de rodapé: não utilizar notas de rodapé bibliográficas.

 

 c. Figuras: as Figuras, com suas respectivas legendas, deverão estar inseridas no texto. As Figuras deverão estar nos formatos JPG, PNG ou GIF.

 

 d. Tabelas: as Tabelas deverão estar inseridas no texto com as devidas legendas. As Tabelas deverão estar em MSWord e cada uma delas não poderá exceder 17 cm de largura x 22 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s).

 

 4.3. Normas técnicas

 

 A Revista Eletrônica de Extensão NAWA conta com um grupo de revisores de normas bibliográficas e adota as Normas ABNT, que deverão ser observadas pelos autores na redação e formatação de seus originais.

 

 5. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 

5.1. A publicação do artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista Eletrônica de Extensão NAWA. A reprodução total dos seus artigos em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização por escrito do Editor da Revista.

 

6. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

 6.1. Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados para esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 6.2. Nomes, titulações, endereços de e-mails, telefones e endereços para correspondências devem estar rigorosamente atualizados em METADADOS de cada um dos autores.

 

 7. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

a)      A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

b)      O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

 

c)      URLs para as referências foram informadas quando possível.

 

d)     Os trabalhos estão digitados em texto corrido com máximo de 25 páginas, em espaçamento simples, Fonte Times New Roman, espaço 1,5, Tamanho 12. A página é do tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm, com numeração de página no rodapé.

 

e)      O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

 

 

f)       Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

g)       As Figuras e Tabelas estão em resolução mínima de 300 DPI, legendadas com fontes/créditos dos autores e aparecem na ordem em que são citadas no texto. Concorda que a responsabilidade quanto aos direitos de propriedade intelectual é exclusivamente dos autores, que deverão ser proprietários dos referidos direitos ou ter a autorização de seu(s) titular(es), ficando a UFAC, seus órgãos administrativos e o corpo editorial da revista isentos de qualquer responsabilidade legal por sua publicação.

 

Após a submissão do texto nesta página da revista, é obrigatório o envio do artigo completo para o email: revistanawaufac@gmail.com 

Dúvidas também podem ser tiradas por este email. 

 

8. CONSELHO EDITORIAL E GERÊNCIA

 

O Conselho Editorial da Revista Eletrônica de Extensão NAWA será formado por membros nomeados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac, além de pareceristas ad hoc (da própria Ufac ou de outras instituições) eventualmente convidados para colaborarem no processo de seleção de artigos para publicação.

O cargo de editor gerente da revista deve ser nomeado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura e deve pertencer a equipe desta.

Os editores e pareceristas serão avaliados por meio de suas produções, dentro do sistema da própria revista, podendo ser substituídos após 5 faltas não justificadas a reuniões ordinárias ou após não devolver os manuscritos a eles propostos no prazo determinado pela equipe sem justificativa.

 

 

 

* Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

ATENÇÃO: aberta continuamente para submissão de artigos.

EDUCAÇÃO

Artigos relacionados à educação

CULTURA E COMUNICAÇÃO

Arte, cultura e comunicação

TECNOLOGIA, PRODUÇÃO E TRABALHO

Artigos referentes a tecnologia, produção e trabalho

MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

Direitos Humanos e Justiça

SAUDE E ESPORTES

Saúde e esporte

HISTORIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

Historia, memoria e patrimonio

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Destinado a relatos de experiênicia dos projetos de extensão

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.