INSTITUIÇÕES DE ENSINO E SEU PAPEL NA INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS
O AMBIENTE DAS BIBLIOTECAS
Palavras-chave:
Acessibilidade, bibliotecas, limitações físicasResumo
O Estado Brasileiro, por meio da Constituição Federal, assegura a todos indivíduos o direito de exercerem plenamente sua cidadania. Isso significa que, independente de cor, raça, credo, ou limitações físicas ou de outra natureza, o indivíduo terá que ter condições para competir e concorrer com os demais. Mas para que isso aconteça, os mesmos devem ter seus direitos assegurados. Nota-se nos últimos anos, aumento no número de matrículas de pessoas portadoras de alguma deficiência física, em escolas da rede pública e instituições de ensino superior. Em qualquer instituição de ensino as bibliotecas representam o reflexo direto da importância e qualidade do ensino, portanto, deve ser um espaço democrático, em que todos tenham acesso. Entretanto esses espaços são geralmente verdadeiras barreiras às pessoas portadoras de necessidades físicas específicas. O presente trabalho objetivou por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva, avaliar a situação de acessibilidade de bibliotecas públicas e de sistemas de bliotecas de universidades. Para a pesquisa foram utilizados atigos científicos que abordaram trabalhos na Região Sul e Nordeste do País. A conclusão do trabalho mostrou que, com exceção de uma biblioteca, todas as outras não ofereciam as mínimas condições de acessibilidade para os portadores de alguma deficiência física.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2017-12-18
Edição
Seção
Educação