Divulgação científica

o processo de alteridade entre cientistas e público-interlocutor

Autores/as

  • Giselle Liana Fetter Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, PPG Letras, Rio Grande do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5577-2214

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-3

Palabras clave:

Divulgação científica, Universidade, Círculo de Bakhtin, Alteridade

Resumen

A partir da perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, para o qual o discurso seria o entrelaçamento de vozes intrinsecamente dialógicas e permeadas por valorações que conduzem os pontos de vista sociais, culturais e históricos, o objetivo deste artigo é investigar a relação de alteridade constituída entre cientistas e público-interlocutor. O corpus está composto por artigos científicos sobre divulgação científica, publicados por professores-pesquisadores de universidades brasileiras, entre 2016 e 2018. Como critérios de seleção, determinou-se que os autores estivessem vinculados a programas de pós-graduação, pertencentes às grandes áreas de conhecimento da CAPES. Observou-se que a divulgação científica é concebida por meio do outro, seja o cientista, seja o público-interlocutor. Nesse processo alteritário, a divulgação científica é refratada tanto na interação contínua das esferas científica e acadêmica quanto no compartilhamento das descobertas com o público.

Biografía del autor/a

Giselle Liana Fetter, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, PPG Letras, Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Linguística pela PUCRS; Assessora (Revisora) da EMATER/RS-ASCAR; Desenvolve pesquisas em: Divulgação Científica, Discurso Científico e Participação de Mulheres na Ciência. Dedica-se a estudos em: Círculo de Bakhtin, Marxismo, Acessibilidade Textual, Terminologia, Linguística de Corpus.

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Fetter, G. L. (2023). Divulgação científica: o processo de alteridade entre cientistas e público-interlocutor. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-3