A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Autores

  • Alexandre Leidens Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/216345.6.1-10

Palavras-chave:

Identidade. Educação. Quilombo. Escola.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a formação da identidade de crianças e jovens provindos de uma comunidade quilombola e estudantes de uma Escola Quilombola na cidade de Palmas/PR. O trabalho , além de se deter em particularidades do local, se atentará para aspectos históricos e sociais envolvidos na constituição de sua identidade, tendo em vista, além disso, um imaginário social que interfere de inúmeras maneiras nesse processo. Como quesito substancial e fundamental, o artigo se baseará também em uma entrevista realizada com professores e líderes comunitários sobre a educação na localidade. A base teórica do trabalho, na busca por uma observação mais atenta e focalizada do contexto como um todo, será focalizada em autores como Bhabha (2013), Moura (2006) e Rey (2003).

Referências

BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves, 2. ed., Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

CALHEIROS, F. P; STADTLER, H. H. C. Identidade étnica e poder: os quilombos nas políticas públicas brasileiras. Revista Katálysis, 13, v.1, pp. 133-139. Disponível emhttp://www.scielo.br/pdf/rk/v13n1/16.pdf. Acesso em 26/12/17.

FURTADO, M. B; SUCUPIRA, R. L; ALVES, C. B. Cultura, identidade e subjetividade quilombola: uma leitura a partir da psicologia cultural. Psicologia & Sociedade, 26, v.1, pp. 106-115.

GONZÁLEZ-REY, F. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson, 2003.

MIRANDA, S. A. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Revista Brasileira de Educação. 17, v.50, pp. 369-383. Disponível emhttp://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a07.pdf. Acesso em 27/12/17.

MOURA, G. Quilombos contemporâneos no Brasil. In: CHAVES, R; SECCO, C.; MACÊDO, T. (Orgs.). Brasil África: como se o mar fosse mentira. São Paulo: Editora UNESP/Luanda, Angola: Chá de Caxinde, 2006, pp. 327-362.

OLIVEIRA, R. C. de. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976.

SOUZA, M. L. A. de. Educação e identidade no Quilombo Brotas. Campinas (SP):Unicamp, 2009 [Dissertação de Mestrado em Educação).

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Leidens, A. (2018). A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 6(1). https://doi.org/10.29327/216345.6.1-10

Edição

Seção

ARTIGOS