AS REFLEXÕES SOBRE A LEITURA, A ESCRITA E OS ASPECTOS METODOLÓGICOS NA PRODUÇÃO INTELECTUAL
Resumo
Este artigo apresenta a discussão acerca da produção científica que envolve noções de leitura, e escrita, gêneros discursivos (Bakhtin, 2003) e aspectos metodológicos, justificando a importância desses conhecimentos para na formação do pesquisador. O objetivo é analisar conceitos e bases metodológicas da pesquisa com o intuito de auxiliar os estudantes/escritores no processo de leitura e de criação da escrita, levando em consideração a complexidade na interpretação de fenômenos sociais, históricos e culturais, visando incentivar a produção científica pelo viés das humanidades. Por meio da metodologia qualitativa, apontamos diferentes propostas e métodos científicos que dão suporte à escrita na qual foram analisados relatos orais transcritos da dissertação de mestrado de Moura (2019). Apresentamos como embasamento teórico os estudos sobre a Análise Dialógica do Discurso (ADD) registrados por Brait (2006), métodos, oralidade e memória em (Gil, 2008; Portelli, 1996, Ricoeur, 2007). Como resultados, foi possível interpretar o universo da pesquisa acadêmica, direcionando os estudantes para o entendimento das normas e técnicas, unindo o perfil do escritor, senso crítico, o mundo da leitura a produção de narrativas e novos pensamentos percebidos através do debate discursivo e humanizado.
Palavras-chave: Metodologia; Pesquisa científica; Conceitos; História Oral.