FARINHA ENQUANTO METÁFORA

UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMPOSIÇÕES FARINHA, TIPITI E FARINHADA

Autores

  • Alexandre Parada do Nascimento Universidade Federal do Acre
  • Aline Suelen Santos Sabatini Universidade Federal do Acre

Resumo

Este estudo analisa as canções: Farinha de Djavan, Tipiti de Dona Onete e Farinhada de Alberan Moraes, que compartilham o tema central da farinha como fonte de alimentação e de representação regional. O objetivo aqui proposto é analisar como essas composições incorporam e interpretam a farinha enquanto metáfora das conexões culturais enraizadas. A pesquisa busca identificar elementos linguísticos, a exemplo da metáfora, que evoquem simbolismos e narrativas relacionadas à farinha nas composições elencadas, destacando como esses elementos contribuem para a representação da cultura e das tradições locais. A análise comparativa das canções ressalta pontos em comum e distinções, revelando nuances nas interpretações do simbolismo da farinha e evidenciando as conexões culturais distintas presentes nessas expressões regionais. Os resultados obtidos indicam que a farinha, inicialmente percebida apenas como um alimento comum, metaforiza-se, por meio dessas composições, como aspecto de linguagem para simbolização de diversas narrativas locais. Ao mesmo tempo, as canções desvendam a verdadeira natureza da farinha, elevando-a a um símbolo que transcende as fronteiras culinárias.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Parada do Nascimento, A., & Santos Sabatini, A. S. . (2024). FARINHA ENQUANTO METÁFORA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMPOSIÇÕES FARINHA, TIPITI E FARINHADA. Jamaxi, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/7480