FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INSCRITA NA TRAJETÓRIA AUTOBIOGRÁFICA DE DUAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS

(GUARÁ/ DISTRITO FEDERAL, SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX)

Autores

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar alguns fragmentos da história da educação inscrita na trajetória autobiográfica de duas professoras primárias – Marlene Henrique e Maria Luiza Marques Matos – que atuaram no Guará, região administrativa do Distrito Federal, na segunda metade do século XX, tomando por fonte uma autobiografia por elas redigida e publicada em Brasília em 1998, intitulada Como ensinamos uma cidade a ler. O artigo divide-se em duas partes. Na primeira, analisa-se a história da educação inscrita na trajetória autobiográfica da professora Marlene Henrique. Na segunda, adota-se o mesmo procedimento, mas em relação à professora Maria Luiza Marques Matos. Ao enfocar o relato singular de duas professoras primárias, observou-se como a seu modo vivenciaram fenômenos mais amplos da história da educação brasileira no período em que desenrolaram-se suas trajetórias autobiográficas: as estratégias de acesso à escolarização em suas cidades natais ou nas cidades para as quais se deslocaram; seus múltiplos espaços de formação intelectual que as teriam habilitado para o exercício da docência; o modo como atuaram num contexto autoritário bem como numa cidade à margem do planejamento urbanístico e das utopias desenvolvimentistas da segunda metade do século XX brasileiro.
Palavras-chave: História da Educação; Egodocumentos; Guará; Distrito Federal; Século XX.

Biografia do Autor

Luís Gustavo Ferrarini Venturelli, Universidade de Brasília

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação na linha de História e Historiografia da Educação. Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalide Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Ferrarini Venturelli, L. G., & Tuchinski dos Anjos, J. J. (2023). FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INSCRITA NA TRAJETÓRIA AUTOBIOGRÁFICA DE DUAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS : (GUARÁ/ DISTRITO FEDERAL, SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX). Jamaxi, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/6668