MEMÓRIAS DO TRAJETO FORMATIVO DISCENTE NA UFAC:

MEMÓRIAS DO TRAJETO FORMATIVO DISCENTE NA UFAC: BREVES APONTAMENTOS PARA OS CURSISTAS DE GRADUAÇÃO E CANDIDATOS A PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

Resumo

O presente ensaio nasceu da nossa experiência como cursistas da graduação e pós-graduação no campus sede da Universidade Federal do Acre (UFAC), integrantes da Atlética Perversa, membros de colegiados dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, componentes de equipes editoriais dos periódicos institucionais Das Amazônias – Revista Discente de História da Ufac (DAM) e Revista em Favor da Igualdade Racial (REFIR), participes de programas de pesquisa – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) –, ensino – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica da Área de Licenciatura em História (RP) –, e extensão. O intuito, além de constituir relato sobre o trajeto formativo discente, é também auxiliar com informações essenciais aos nossos colegas sobre esses temas. Assim nossa metodologia é descritiva e memorialista, tomando como referenciais Lakatos e Marconi (2003), Barros (2013), Ferreira e Franco (2013), França e Carvalho (2020). O texto está organizado em quatro eixos que se ordenam pelo tripé ensino, pesquisa e extensão coligados a vida estudantil. Nos três primeiros discorremos sobre as ações que os estudantes de graduação e pós-graduação tomam parte quer como agentes e/ou pacientes. Em seguida fechamos o texto com apontamentos sobre as consequências disto para a vivência acadêmica.

Biografia do Autor

Lucas Nascimento Assef de Carvalho, UFAC

Bacharelando em História pela Universidade Federal do Acre. Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (2019). Atuou como bolsita Pibic no projeto Lei 12711/2012 na UFAC: estudo do impacto das Ações Afirmativas étnico-raciais sobre a produção acadêmica científica do Campus Sede entre 2012 a 2020, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), de 2020 a 2022.

Jardel Silva França, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestrando em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Educação Superior Euclides da Cunha (Inec). Licenciado em História (Ufac). Aperfeiçoado Uniafro em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola (2016); Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) (2016-2018). Residente Pedagógico no Curso de Licenciatura em História (08/2018 á 02/2019). Membro do corpo editorial da Revista Em Favor de Igualdade Racial e Revista Das Amazônias / Revista Discente de História da Ufac. Filiado à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque

Professora Associada 02, regime de dedicação exclusiva, lotada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre, Vice-Presidente da ANPUH AC/RO mandato 2022. Graduada em História pela Universidade Federal do Acre (1999) e em Direito pela União Educacional do Norte (2008). Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutora em História Social pela USP (2015) com o título A Cavalo dado não se olham os dentes: O Bolivian Syndicate e a questão do Acre na imprensa (1890 a 1909). É professora da Universidade Federal do Acre, com experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, História da Imprensa Brasileira, História Ambiental, História e Cultura Afro-Brasileira, Ensino de História para Educação das Relações Étnico-Raciais, História do Brasil, História da América, Metodologia Científica, Pesquisa Histórica II, Monografia III e IV, Formação Social da Amazônia. É atualmente presidente do colegiado de curso do Bacharelado em História e exerce de 2021 a 2023 a coordenação do referido curso. Entre 2020, 2021 e 2022 foi integrante do colegiado do curso de Jornalismo do CFCH/UFAC. Integra o corpo docente e colegiado do Mestrado Profissionalizante do Ensino de História - PPGPEH desde 2021. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFAC).

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Assef de Carvalho, L. N., Silva França, J., & Medeiros de Albuquerque, N. B. (2023). MEMÓRIAS DO TRAJETO FORMATIVO DISCENTE NA UFAC:: MEMÓRIAS DO TRAJETO FORMATIVO DISCENTE NA UFAC: BREVES APONTAMENTOS PARA OS CURSISTAS DE GRADUAÇÃO E CANDIDATOS A PÓS-GRADUAÇÃO. Jamaxi, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/6392