MEMÓRIAS DO TRAJETO FORMATIVO DISCENTE NA UFAC:
MEMÓRIAS DO TRAJETO FORMATIVO DISCENTE NA UFAC: BREVES APONTAMENTOS PARA OS CURSISTAS DE GRADUAÇÃO E CANDIDATOS A PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
O presente ensaio nasceu da nossa experiência como cursistas da graduação e pós-graduação no campus sede da Universidade Federal do Acre (UFAC), integrantes da Atlética Perversa, membros de colegiados dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, componentes de equipes editoriais dos periódicos institucionais Das Amazônias – Revista Discente de História da Ufac (DAM) e Revista em Favor da Igualdade Racial (REFIR), participes de programas de pesquisa – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) –, ensino – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica da Área de Licenciatura em História (RP) –, e extensão. O intuito, além de constituir relato sobre o trajeto formativo discente, é também auxiliar com informações essenciais aos nossos colegas sobre esses temas. Assim nossa metodologia é descritiva e memorialista, tomando como referenciais Lakatos e Marconi (2003), Barros (2013), Ferreira e Franco (2013), França e Carvalho (2020). O texto está organizado em quatro eixos que se ordenam pelo tripé ensino, pesquisa e extensão coligados a vida estudantil. Nos três primeiros discorremos sobre as ações que os estudantes de graduação e pós-graduação tomam parte quer como agentes e/ou pacientes. Em seguida fechamos o texto com apontamentos sobre as consequências disto para a vivência acadêmica.