TENDÊNCIAS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: FRAGMENTAÇÃO E DESCONTINUIDADE

Autores

  • Carmem Lúcia Caetano de Souza
  • Cristovam da Silva Alves
  • Danielle Prado Nepomuceno
  • Virgínia Mara Próspero da Cunha

Resumo

Resumo: Este artigo busca refletir acerca da formação de professores, partindo do conceito de educação como direito universal e da contextualização dos saberes docentes. De natureza bibliográfica, este texto se propõe a abordar as políticas de formação docente no Brasil, analisando-as a partir dos conceitos de saberes docentes e da compreensão do que constitui o conhecimento próprio da profissão. Além disso, apresenta-se uma discussão sobre as arenas políticas no contexto da formação de professores apresentando uma reflexão sobre as tendências desse processo formativo no Brasil, marcado por fragmentação e descontinuidade, o que se reflete na qualidade da educação. Espera-se que essas reflexões contribuam com o campo de discussão da formação de professores e das políticas públicas que o envolvem, subsidiando outras reflexões acerca deste tema.
Palavras-chave: Direito à educação, Saberes docentes, Arenas políticas, Formação de professores.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Caetano de Souza, C. L. ., da Silva Alves, C. ., Prado Nepomuceno, D. ., & Próspero da Cunha, V. M. . (2021). TENDÊNCIAS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: FRAGMENTAÇÃO E DESCONTINUIDADE. Jamaxi, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/6001