AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA SOCIAL PARA A ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Carlos Eduardo da Silva Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte
  • Tânia Mara Rezende Machado Universidade Federal do Acre

Resumo

O objetivo central deste estudo é examinar as contribuições da teoria crítica social, com base nos ensaios e aportes teóricos desenvolvidos pelos teóricos de Frankfurt, que tiveram expressivo impacto na análise da cultura, da arte e nos processos educativos. Neste sentido, suas análises trazem uma denúncia contundente, sensível e negativa sobre as contradições de uma sociedade mergulhada na razão instrumental. A construção teórica deste estudo apoiou-se sobre o eixo teórico elaborado pelos teóricos frankfurtianos, como a denúncia do discurso degradante da razão instrumental pela Indústria Cultural e sua ampliação pela Semicultura. Adorno e Horkheimer (1985) realizam uma crítica sobre a aniquilação da Cultura e da Arte em meio ao capitalismo tardio, produzindo a alienação de materiais estéticos, artísticos e culturais, a padronização em escala global, e com isso a deformação das humanidades. Adorno (2005) destaca a expansão dessa deformação pela Semicultura e Semiformação, que acaba por formatar e petrificar a experiência formativa dos sujeitos. Nessa direção, através de uma pesquisa bibliográfica, analisamos ensaios e aportes teóricos que apontaram para a alienação das subjetividades, da Cultura e da Arte, e que viam no pensamento crítico a única possibilidade da emancipação.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

da Silva, C. E., & Machado, T. M. R. . (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA SOCIAL PARA A ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO. Jamaxi, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/5105