APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO E TRAJETÓRIA FORMATIVA DOS DISCENTES DA LICENCIATURA DE HISTÓRIA NO PARFOR/UFAC (CRUZEIRO DO SUL/AC, 2016- 2020)
Resumo
RESUMO
Aqui se apresenta o resultado da somatória de observações feitas entre os o triênio de 2017 a 2020 com a docência das disciplinas de História do Brasil, somadas a cadeira de Pesquisa Histórica II, lecionadas no curso de Licenciatura em História, ministradas em módulos dentro do Plano Nacional de Formação da Educação Básica (PARFOR), ofertado no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC). Essa graduação iniciou em 2016 e se encerrou no ano em curso, recebendo a educadores das redes públicas municipais e estaduais do Acre e Amazonas. As aulas ocorreram em Cruzeiro do Sul por ser cidade de convergência, atendendo cinco município (três acrianos e dois amazonenses), envolvendo esforços dos entes federativos na formação de docentes para o ensino básico. Neste sentido, o presente texto é composto dos apontamentos feitos no decorrer dos módulos, com ênfase especial ao de Pesquisa Histórica II, quando foi criado instrumento de pesquisa pelos cursistas, que o aplicaram e analisaram, tomando como reflexão as suas trajetórias formativas como professores de História da rede pública no extremo ocidental da Amazônia. Logo, neste texto se propõe uma visão mais ampla sobre o ensino de História ao discorrer a respeito dos trajetos que levaram a construção formal desses professores. Assim constituindo para além de uma memória sobre essas vivências, um contributo a continuidade da política educacional brasileira valorativa da formação docente, com ênfase a interiorização, dialogando sobre a relevância do PARFOR no Acre. Os referenciais empregados foram Bittencourt (2008); Delgado, Ferreira (2013); Moreira (2017) dentre outros.
PALAVRAS-CHAVE: PARFOR, formação de professores, ensino de História.
ABSTRACT
Here is presented the result of the sum of observations made between the triennium from 2017 to 2020 with the teaching of the subjects of History of Brazil, added to the chair of Historical Research II, taught in the Degree in History, taught in modules within the National Basic Education Training Program Plan (PARFOR), offered at Campus Floresta of the Federal University of Acre (UFAC). This graduation started in 2016 and ended in the current year, serving educators from the municipal and state public networks of Acre and Amazonas. The classes took place in Cruzeiro do Sul because it is a city of convergence, serving five cities (three of Acre and two of Amazonas), involving the efforts of federative entities in the training of teachers for basic education. In this sense, this text is composed of notes made during the modules, with special emphasis on Historical Research II, when a research instrument was created by the course participants, who applied and analyzed it, reflecting on their training trajectories as teachers of History of the public network in the western end of the Amazon. Therefore, this text proposes a broader view on the teaching of history when discussing the paths that led to the formal construction of these teachers. Thus constituting, in addition to a memory of these experiences, a contribution to the continuity of the Brazilian educational policy that values teacher education, with an emphasis on interiorization, dialoguing on the relevance of PARFOR in Acre. The references used were Bittencourt (2008); Delgado, Ferreira (2013); Moreira (2017) among others.
KEYWORDS: PARFOR, teacher training, history teaching.