Notícias

  • Dossiê Temático: Hist´´oria E Ensino de história: fontes, temas e métodos

    2020-06-30

    Organizadoras: Profa. Dra. Teresa Almeida Cruz (UFAC) e Profa. Dra. Veronica Aparecida Silveira Aguiar (UNIR)

        Nas últimas décadas, houve uma significativa renovação no campo da História que possibilitou a utilização de uma diversidade de objetos, problemáticas e fontes. Nesse sentido, os historiadores/as têm se mobilizado para que o campo do Ensino de História acompanhe as inovações da historiografia e relacione a teoria, os métodos com liberdade para ensinar de forma transformadora. Essas perspectivas permitem uma aproximação, de forma que os diálogos e as ações, em relação à aprendizagem e o currículo atendam as novas demandas dos/as professores/as, dos discentes e da sociedade.

        De acordo com Verena Alberti, podemos definir o trabalho com as fontes tão importante para as aulas de história quanto o trabalho de um cientista em seu laboratório; ao pensar um tema de pesquisa conforme Estevão de Rezende Martins, a consciência histórica é indispensável para a existência humana, porque leva “os processos de ensino e aprendizagem (na escolha de conteúdos como nas táticas de informação, apropriação e utilização de conteúdos e narrativas)”; já para Circe Bittencourt, o método de ensino corresponde “a parte da disciplina que põe em ação as finalidades impostas à escola”.

        Assim, o presente Dossiê Temático da Revista Jamaxi pretende congregar trabalhos relacionados ao Ensino de História, cujo principal foco consiste em novas narrativas históricas, na incorporação de novos sujeitos/objetos e na ampliação do conhecimento histórico. Buscamos pensar a relação entre o método de ensino, historiografia e as diretrizes curriculares, por meio de um diálogo entre as esferas cultural, social, econômica e política.

        Por fim, destacamos a importância deste debate no momento complexo em que vivemos, onde órgãos públicos e entidades da sociedade civil colocam em descrédito o valor da História e do Ensino de História, das Ciências Humanas e da própria ciência de modo geral.

    Prazo para as submissões de artigos: 01 de julho a 15 de outubro de 2020.

    Saiba mais sobre Dossiê Temático: Hist´´oria E Ensino de história: fontes, temas e métodos