PROJETO DE PERCEPÇÃO, LEITURAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Autores/as

  • Amélia Regina Batista Nogueira
  • Carlos Cézar Alves Montenegro
  • Davi da Silva Vinente
  • Giselle Hannah Assis de Almeida
  • Lucas Henrique Negreiros Dias
  • Yzabelle Alves do Vale

Resumen

Um dos principais assuntos que pautam a sociedade, assim como os problemas que a afligem, é a temática ambiental. O desconhecimento acerca das maneiras de preservação bem como as consequências do descuido para a vida das pessoas colocou a sociedade e as futuras gerações em situação delicada diante do quadro de degradação do meio ambiente que foi gerado. Visando a preservação e considerando a relevância do tema, o PET Conexões Urbanas desenvolve projetos que buscam despertar nos estudantes da educação básica a sensibilidade para o cuidado nos locais onde vivem através da construção de mapas mentais e de leituras que contemplem a temática ambiental. Nesse sentido, o projeto Percepção, Meio Ambiente e Leituração aborda a temática ambiental com dinâmicas que levam os alunos a reflexão acerca da forma como veem o ambiente e como este influência na construção de sua identidade. Trata-se, portanto de letrar os alunos, torná-los capazes de
decodificar o texto literário e extrair dele conhecimentos capazes de mudar o seu modo de viver em sociedade e a possibilidade de inserirem-se nos mais variados contextos culturais ou científicos. O letramento tem como intuito trabalhar com a habilidade de leitura e escrita dos alunos e, para tanto, precisa dialogar com demais áreas do conhecimento, assim como com diversos gêneros textuais para inserir o estudante em um universo letrado. Diante desse objetivo, é preciso estudar meios que possibilitem aos alunos contextualizarem-se no mundo e, dessa forma, encontrarem-se também nos textos literários. Por meio de leituras e dinâmicas, propõe-se a suscitar nos alunos a visão acerca do modo como o meio ambiente é percebido por eles, assim como explicar a importância de manter preservadas as áreas verdes próximas a eles, já que serão essenciais nas memórias construídas pelos mesmos quando se remeterem a momentos do passado, bem como expor e explicar o significado de percepção. Através da construção de mapas mentais, atentando sempre para os traços do espaço que mais lhe chama a atenção e com os quais os mesmos possuem maior afinidade, a rua por onde passam diariamente, as lixeiras viciadas no caminho e etc. Tais atividades têm como objetivos: despertar o hábito pela leitura e interpretação de diversos tipos de textos, construção de textos com a temática ambiental buscando sensibilizar os alunos para o problema, refletir sobre os atuais problemas que envolvem as questões ambientais e identificar as consequências dos problemas ambientais.

Archivos adicionales

Publicado

2021-08-25

Cómo citar

Nogueira, A. R. B. ., Montenegro, C. C. A. ., Vinente, D. da S. ., Almeida, G. H. A. de ., Dias, L. H. N. ., & Vale, Y. A. do . (2021). PROJETO DE PERCEPÇÃO, LEITURAÇÃO E MEIO AMBIENTE. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5539