AULA DE REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS NA COMUNIDADE CIDADE DE DEUS - MANAUS

Autores

  • Brenda Sarah Cardoso de Castro
  • Suzana Silveira Cavalcante
  • Isaias Correa Moraes
  • Amélia Regina Batista Nogueira

Resumo

O projeto Reforço Escolar é voltado para estudantes das séries iniciais, tem como foco, principalmente os alunos com dificuldades nas áreas de leitura e escrita, assim, visa auxiliar alunos de escolas públicas de ensino em suas dificuldades mais expressivas, de caráter interdisciplinar são trabalhados conteúdos mais proximos relacionado á dificuldade que os estudantes encontram na sala de aula, além de temas mais próximos da realidade cotidiana, como: Meio Ambiente, Queimadas, e assuntos relacionados a Geografia e História, incluindo a prática da leitura. Foi desenvolvido em parceria com escolas de comunidades em 2019, sendo assim chegou na comunidade do bairro Cidade de Deus na Escola Municipal César Augusto Bezerra Galvão, em que a pedido da direção, concentraram-se 20 alunos da turma do 3º ano. Esses alunos não tinham conhecimento algum sobre leitura e escrita. Assim, teve como objetivo: Contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem das crianças dos primeiros
anos do ensino fundamental da escola. Para atender os objetivos do projeto, utilizaram-se como metodologia os seguintes procedimentos: divisão de turma de no máximo 20 alunos em grupos, na qual cada grupo a tutela de um(a) petiano(a), que teria como objetivos: detectar a deficiência de aprendizado e assim, intensificar e estimular esses estudantes a obter resultados significativos. Para isso foram usado vídeos, desenhos, livros didáticos e atividades de fixação de conteúdo. Além da proposta do reforço em sala de aula, foi usado como atividade de fixação de conteúdo o próprio espaço da escola, onde foi desenvolvida, uma atividade de Geografia sobre orientação do espaço geográfico, contando no final com uma dinâmica muito produtiva entre os alunos. Em articulação com o projeto Percepção e Meio ambiente (projeto tambem do PET Conexões), foram trabalhados temas sobre a poluição e a importância da água reforçando assim a interdisciplinaridade do programa. Após o fim do projeto constatamos que dos 20 alunos que detinham sobre leitura, escrita e interpretação de texto e uma boa argumentação sobre assuntos de discussão interdisciplinar foram: 50% deles (10 alunos) adquiriram tal aptidão com 100% de eficiência, 20% (4 alunos) obtiveram o domínio da escrita 100% e da leitura 50% e 30% ( 6 alunos) possuíam 100% escrita e da
leitura 20%. Desta forma, podemos concluir que a eficácia do projeto reforço escolar nas comunidades é capaz de auxiliar turmas com déficit de aprendizado e contribuir com o pleno direito à educação das crianças das periferias.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Castro, B. S. C. de ., Cavalcante, S. S. ., Moraes, I. C. ., & Nogueira, A. R. B. . (2021). AULA DE REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS NA COMUNIDADE CIDADE DE DEUS - MANAUS. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5412