A IMPORTÂNCIA DOS CURSINHOS POPULARES EM BAIRROS CARENTES DE MANAUS
Atuação do PET - Conexões Urbanas no Compartilhamento de Saberes
Resumo
Com o passar dos anos, são evidentes divergências sociais em se tratando do ingresso de estudantes na universidade pública. Percebe-se, que muitos vestibulandos da rede privada ou que pagam cursinhos, detém de mais chances em se destacar no exame de seleção comparado aos alunos da rede pública que não têm acesso a esses privilégios. Diante esses fatos, esta proposta de comunicação visa apresentar caminhos e a importância dos cursinhos populares para os estudantes da rede pública de ensino. Além disso, demonstrar o papel das oficinas de ciências humanas como: História, Geografia e Língua Portuguesa, mais, as ciências exatas como: a Matemática, Física e Química que oportunizam os alunos a compreenderem os conteúdos e a resolverem as questões propostas. Soma-se a isto, a relação professor e aluno, em que os docentes não refletem apenas o conteúdo, mas, aprendem com o discente acerca de suas dificuldades, tornando uma relação de troca de saberes. Partiremos de nossa experiência, já de 5 anos, atuando no Cursinho Pré-Vestibular, coordenado pelo Pet Biologia -UFAM, no qual trabalhamos em parceria. O cursinho acontece nas dependências do Campus da UFAM.
Além do plano de conteúdo, serão descritos sobre os bairros populares em Manaus, locais onde são ofertadas as oficinas e desenvolvidas as atividades, portanto, apresentaremos a importância de transformar uma escola de bairro e a vida dos alunos a partir da educação e o ensino público e de qualidade. Outro fator, são os alunos que se deslocam de seus bairros para o Campus da UFAM no período noturno, afim de aprender e complementar os seus conhecimentos. Por fim, nesta comunicação oral serão utilizados os seguintes referenciais teóricos: O ensaio “Da invenção” do vestibular aos cursinhos populares: Um desafio para a Orientação Profissional, de Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, o artigo Cursinhos
populares pré-universitários e educação popular: uma relação possível, de Maíra Tavares Mendes, o artigo A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares, de Thiago Ingrassia Pereira, Leandro Raizer e Mauro Meirelles e a tese CURSINHOS ALTERNATIVOS E POPULARES: Movimentos Territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil, de Cloves Alexandre de Castro.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.