O EMBRANQUECIMENTO DA CULTURA AFRO-AMERICANA E A IDENTIDADE NEGRA NA SÉRIE LUKE CAGE
Abstract
Em suas performances midiáticas, a identidade afro-americana vem se construindo a partir de uma discussão teórica transdisciplinar. Os diversos estudos das ciências humanas versam para uma reflexão sobre as categorias de análise e o processo histórico-social que sucederam ao período escravocrata, projeto sócio-econômico que condicionou os negros a lugares subalternos na contemporaneidade, que ao decorrer da história resultou em uma apropriação cultural, onde ritmos musicais originalmente de origem afro-americana passaram a ser associados a imagem do homem branco europeu como é o caso do jazz, por exemplo. Nessa perspectiva, este artigo objetiva uma análise discursiva, a fim de identificar as musicalidades e as poéticas da negritude na série Marvel - Luke Cage (2016). À luz dos estudos culturais e de raça, nos apropriamos das composições teóricas de Paul Gilroy, Achille Mbembe, Frantz Fanon e Adilson Moreira para tecer reflexões sobre as representações do afro-americano na narrativa televisiva, frente à um discurso da legitimação da vida negra e da apropriação de seus elementos culturais. Entre representações e veracidades, a poética de Luke Cage demonstra as faces de uma vivência social que é estruturalmente afetada pelo racismo e suas consequências.
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