CURSOS DE LETRAS E FORMAÇÃO DE ESCRITORES – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Resumo
No ano de 2019, o Grupo PET/Letras da UFAC concluiu o Projeto de Pesquisa acerca do surgimento de produtores de Literatura, nos mais variados gêneros, no interior dos Cursos de Letras da IES. Neste trabalho, denominado CURSOS DE LETRAS E FORMAÇÃO DE ESCRITORES – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES, tecemos algumas considerações sobre a poesia de um dos discentes que participou da atividade, vista na perspectiva da produção poética contemporânea, segundo a acepção da teórica da literatura Regina Dalcastagnè (2012). O objetivo do trabalho consiste na comprovação de que através dos Cursos de Letras é possível formar bons escritores. Desde a primeira turma em 1971, até a atual de 2019, o curso vem criando uma tradição em ajudar na formação desses escritores. Nessa ação, estamos trabalhando uma única questão, que está sendo indagada para ex-alunos e atuantes: O curso de Letras Português foi ou está sendo decisivo para a sua formação como escritor? Com essa questão, obtivemos respostas tanto negativas como positivas em relação à contribuição do curso na sua formação como escritores. A metodologia utilizada no trabalho consistiu de entrevista simples, seguida de um questionário que procurou averiguar quais estudantes e quais professores produziam textos literários de diferentes gêneros. Os resultados alcançados comprovaram ser significativo o número de professores e alunos escritores. Apresentaremos nesse trabalho, portanto, a poesia de Henrique Eanes Enes, discente concludente do Curso de Letras Português.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.