EDUCAÇÃO E CULTURA SURDA NO CONTO O PADRE SURDO, DO ESCRITOR MOÇAMBICANO MIA COUTO

Autores

  • Welinton Silva de Oliveira
  • Jeissyane Furtado da Silva
  • Simone de Souza Lima

Resumo

Este trabalho surge da proposta de atividade de pesquisa individual dos discentes do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras), e tem como objeto de pesquisa as identidades surdas e como estes sujeitos são representados nas produções literárias, nesse caso especifico a literatura moçambicana, de Mia Couto. O referido escritor não faz uso da língua de sinais em suas histórias, mas traz temas como a surdez e os problematiza em uma sociedade tradicional, que tem dificuldades de conviver com a diversidade e o diferente. Para tal fim, apresentaremos um breve panorama histórico com dados da educação e cultura surda, fundamentada nos textos de Capovilla (2000), Costa (2009) e Skliar (1998). Este é um estudo bibliográfico. Objetivamos ainda fazer uma breve análise literária do conto O Padre Surdo, integrante do livro Estórias Abensonhadas (2012), do referido autor. Mostraremos como a oralidade se configura como elemento característico da literatura e cultura africana, reveladores da riqueza das suas estórias e crenças em uma escrita nacionalista que descreve suas relações e desdobramentos em uma sociedade em trânsito, onde há trocas culturais na construção da nação moçambicana. Mia Couto é um exímio contador de estórias, e sabe como narrar as belezas e os dissabores da sua terra.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Silva de Oliveira, W., Furtado da Silva, J., & de Souza Lima, S. (2021). EDUCAÇÃO E CULTURA SURDA NO CONTO O PADRE SURDO, DO ESCRITOR MOÇAMBICANO MIA COUTO . Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5441

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