PET NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES

Autores

  • Vitória de Melo Brasil Bolsista do Grupo PET Geografia da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC
  • José Alves Tutor do Grupo PET Geografia-UFAC Docente do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0002-5464-8940

Resumo

Introdução: A preocupação em formar professores pesquisadores vem de anos atrás, que se iniciou com a intervenção de alguns professores da Inglaterra que propunham a valorização da pesquisa na formação do professor (Fagundes, 2016). Vale ressaltar que este movimento chegou ao Brasil no final da década de 1980, e vem propondo que o docente durante sua carreira continue desenvolvendo pesquisas que contribuam para o seu desenvolvimento em sala de aula. Objetivo: A pesquisa em desenvolvimento como atividade proposta pelo PET busca incentivar os licenciados a terem o desejo de continuar a realizar pesquisas ao longo de sua carreira docente. Assim a pesquisa busca analisar como o grupo PET contribui para a formação do professor-pesquisador. Metodologia Ou Materiais E Métodos: A pesquisa está sendo realizada através de revisão bibliográfica de artigos que contemplem esse tema. Resultados: Com o desenvolver da pesquisa busca-se demonstrar qual a importância do licenciado em geografia ser um sujeito produtor de conhecimento e técnicas para melhorar o ensino da disciplina. Visto que o PET tem como princípio manter a tríade da educação (ensino, pesquisa e extensão) nota-se uma preocupação em desenvolver nos bolsistas uma continua busca pela pesquisa quando estiver atuando profissionalmente, estaria neste sentido estimulando a atuação do professor-pesquisador.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-02

Como Citar

Vitória de Melo Brasil, & José Alves. (2019). PET NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 2(1), 4. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3032

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)