AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE CENOURA (Daucus carota L.) SOB CULTIVO ORGÂNICO EM AMBIENTE PROTEGIDO NO MUNICÍPIO DE MÂNCIO LIMA – AC
Resumo
Introdução: A cenoura (Daucus carota L.) é a quinta hortaliça mais cultivada no Brasil, sendo encontrada em larga escala nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de plantas de cenoura de quatro cultivares (Alvorada, Brasília, Nantes e Suprema). Materiais e Métodos: O experimento foi conduzido no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018 na Chácara Vô Raimundo, localizada no município de Mâncio Lima, Acre. Adotou-se o delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições (cultivares de cenoura). Foram avaliadas a altura de plantas em cm (medida do solo até a extremidade das folhas mais altas, esticando-as), comprimento de raízes (cm), diâmetro de raízes (mm), massa fresca total das raízes (g), massa fresca de raízes não comerciais (g), massa seca de raízes (g), massa fresca da parte aérea (g), massa seca da parte aérea (g) e produtividade total (t ha-1). Os resultados obtidos para as variáveis foram submetidos à análise de variância pelo teste F, e as médias submetidas ao teste de Tukey a 5%. Resultados: De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que as cultivares não possuem diferença significativas entre si. Considerações finais: A cultura apresentou dificuldade em alcançar o tamanho comercial de raiz no seu ciclo vegetativo, o que está interligado as temperaturas superiores ás indicadas a cultura e a sensibilidade da mesma a esse fator.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Licença
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.