NÍVEIS DE INTENSIDADE SONORA NO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE RIO BRANCO - AC

Autores/as

  • Romeu Paulo Martins Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE Diretor de Projetos Institucionais/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Caroline Gabriele Ferreira Sanches Universidade Federal do Acre
  • Carlos Roberto Teixeira Ferreira Universidade Federal do Acre
  • Janine Schimer Universidade Federal de São Paulo
  • Pâmella Ferreira Rodrigues

Palabras clave:

Condições de saúde, intensidade do som, motoristas

Resumen

Introdução: Os motoristas de transporte coletivo urbano estão diretamente relacionados ao ambiente e ao ruído. A exposição contínua a à decibéis elevados pode causar distúrbios psicofisiológicos diversos à saúde.  Metodologia: O estudo, foi desenvolvido na cidade de Rio Branco - Acre, com uma população de 338 motoristas de ônibus coletivo urbano. 30 desses profissionais foram abordados. A medição da intensidade do som foi efetuada próxima a cabine do motorista e computada a mediana após três tomadas de medidas pelo avaliador. Resultados: 16 dos motoristas apresentaram zumbido, 1 surdez momentânea, 20 dor de cabeça durante e após o serviço, 6 apresentaram estresse, 1 deles perdeu 50% da audição, 1 apresentou irritação nos olhos e 3 não apresentaram transtornos. Foi constatado que os motoristas mais antigos apresentaram mais transtornos que os novos. O estresse, usualmente, tem efeito contínuo no organismo, uma vez que sua ação ainda é percebida após a paralisação do ruído, o que foi comprovado neste estudo. O ruído é um dos fatores de risco laborais mais comuns, sendo os níveis de ruído perigosos à saúde facilmente identificáveis. Sendo assim, é tecnicamente viável controlar o excesso de ruído aplicando a tecnologia existente. Atualmente muitos ônibus foram substituídos por outros de fabricação mais recente, ou seja, o motor mais novo, diminuindo o ruído transmitido durante o percurso. Conclusão: Neste estudo foi constatado que as condições de saúde e de trabalho dos motoristas podem ser consideradas um importante fator de dimensionamento da qualidade de vida dos centros urbanos. Com a substituição dos ônibus antigos por outros novos, o nível desses transtornos decorrentes ao ruído deve diminuir, todavia os motoristas ficarão menos expostos à decibéis acima do nível suportável ao ouvido humano.

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Publicado

2015-03-23

Número

Sección

Artigo Original