Integrando a cultura do caju ao ensino de Química: uma abordagem baseada na Teoria das Representações Sociais

Autores

  • José Milton Ferreira Júnior Universidade Estadual do Ceará
  • Vitória Braga da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Iury Barbosa Pereira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Katiany do Vale Abreu Secretaria de Educação do Ceará https://orcid.org/0000-0001-8605-1359
  • Mara Aparecida Alves da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0001-8662-6159
  • Regilany Paulo Colares Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0001-5679-1575

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.6.1-25

Resumo

A presente investigação traz como foco a apropriação de elementos socioculturais relacionados à cajucultura como ferramenta facilitadora para o ensino de Química. Utilizando-se a Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolveu-se uma sequência didática (SD) com o objetivo de se conectar o conhecimento do senso comum ao conhecimento científico, por meio de uma abordagem teórico-prática dos subprodutos do caju. A SD envolveu aspectos teóricos, sensoriais e experimentais, sendo utilizada com 24 estudantes do sexto semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), localizada na região do Maciço de Baturité/CE. Os resultados obtidos demonstraram que os discentes se apropriaram da temática a partir do compartilhamento de suas concepções prévias por meio das TRS, relacionando-as com os aspectos técnicos avaliados. Destarte, a SD demonstrou ser eficaz no processo de ensino e aprendizagem de Química, transformando a sala de aula em um ambiente democrático, motivador, representativo e provedor de debates e reflexões.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Artigos Científicos