Relato de experiência sobre a elaboração e aplicação de uma oficina temática desenvolvida no PIBID/Química durante o ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.1-28Resumo
Oficinas temáticas permitem ensinar Química a partir da relação com o contexto em que o aluno está inserido, podendo promover uma aprendizagem significativa. Esse tipo de proposta é relevante no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), podendo tornar as aulas mais atrativas e interativas. Nessa perspectiva, esse trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre o processo de elaboração, validação e aplicação da oficina temática, “A fumaça dos motores a diesel na capital nacional do caminhão”, desenvolvida de forma remota por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS/campus Professor Alberto Carvalho). Destacam-se as contribuições desse processo para formação docente dos bolsistas. O percurso metodológico ocorreu por meio da abordagem qualitativa, a partir do relato da experiência vivenciada pelos bolsistas, registros em diários e análise das gravações ocorridas via apresentações no Google Meet, que nortearam as reflexões apresentadas. Infere-se que a participação no PIBID foi relevante para os licenciandos, pois puderam compreender os desafios da atividade docente, sendo que a aplicação do material possibilitou uma aula mais interativa, mesmo no ERE, promovendo atividades diferenciadas aos alunos e contribuindo para formação docente dos bolsistas.