Agrotóxicos no cultivo de alimentos: uma proposta didática para o ensino e aprendizagem da química orgânica na educação básica

Autores

  • Valquiria Fátima dos Santos Madalóz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alda Ernestina dos Santos Instituto Federal de Minas Gerais
  • Priscila Tamiasso Martinhon Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Célia Regina Sousa da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.6.1-27

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de Sequência Didática (SD) voltada ao ensino e aprendizagem do conteúdo de Funções Orgânicas, em turmas do 2º e/ou 3º ano do Ensino Médio. A SD proposta é pautada numa abordagem contextualizada com a temática ambiental e envolve a realização de 6 encontros com duração de 1 hora e 30 minutos cada. A SD propõe a adoção da metodologia da sala de invertida visando um ensino mais atrativo, por meio do uso de recursos diversos, incluindo Objetos Virtuais de Aprendizagem como vídeos, jogos e simulações, além da utilização de diferentes Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de forma a possibilitar a interação, bem como motivar e despertar o interesse dos estudantes pelo estudo da Química Orgânica. O desenvolvimento da proposta resultou na elaboração e publicação de uma Cartilha que pode ser usada como material de apoio por professores e alunos da Educação Básica na aplicação da SD como forma de proporcionar uma abordagem mais contextualizada, motivadora e atrativa do conteúdo de Funções Orgânicas, além de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e argumentativo dos alunos, já que envolve a temática dos Agrotóxicos, um assunto de relevância ambiental, científica, social e econômica.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência