Diversidade, inclusão e resistência: a arte de Rosana Paulino aliada ao ensino de química

Autores

  • Rhaysa Terezinha Gonzaga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joice Hinkel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Passos Sá Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-23

Resumo

Considerando a importância da valorização da cultura afro-brasileira, bem como da construção da identidade de estudantes de escolas públicas brasileiras, este trabalho foi desenvolvido. Assim, apresentamos o planejamento e desenvolvimento de uma intervenção didática no âmbito do ensino de química, envolvendo a cultura afro-brasileira, mais especificamente a arte de Rosana Paulino e suas representações acerca das desigualdades raciais. O projeto, fundamentado na abordagem temática freireana, foi desenvolvido com estudantes do ensino médio e teve como foco o conteúdo ‘Polímeros’ a partir da temática ‘Diversidade Étnico-Racial’. Buscamos, com isso, favorecer a aprendizagem dos conceitos químicos e estimular o pensamento crítico das/os estudantes acerca de questões inerentes à sociedade em que vivem.

Downloads

Publicado

2021-10-25