Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável na área de ciências da natureza da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.2-21Resumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar as habilidades da BNCC na área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e Médio que estejam alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Agenda 2030 da ONU, bem como verificar possíveis formas de implementar tais objetivos na prática docente. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa, utilizando como metodologia de pesquisa a Análise de Conteúdo de Bardin. Em particular, realizou-se uma busca por unidades de registro relacionadas a cada ODS nas habilidades da BNCC. Os resultados obtidos evidenciaram que as habilidades da BNCC contemplam grande parte dos ODS na área de ciências da natureza, com maior destaque ao ODS-12 relativo à produção e consumo sustentáveis na etapa do Ensino Fundamental e ao ODS-7 relacionado à energia na etapa do Ensino Médio. Além disso, verificou-se que apesar de alguns ODS não terem sido contemplados dentro da área, dada a importância das temáticas propostas, os docentes não podem deixar de considerá-los na sua prática pedagógica.