Produção de etanol com materiais de baixo custo: um caminho para a experimentação no ensino de química

Autores/as

  • Vinicius Casimiro Rosas Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0003-0136-8950
  • Julia Nobre Pires Universidade Federal do Acre
  • Kassia Marina Moreira Alves Universidade Federal do Acre
  • Natália Nascimento Neves Universidade Federal do Acre
  • William Ferreira Alves Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.6.1-29

Resumen

Ao longo dos anos, o Ensino de Química vem experienciando mudanças positivas, com base na aplicação de novas metodologias de ensino. Dentre as diversas ideias existentes, a experimentação com materiais de fácil acesso e baixo custo surge com o objetivo de causar uma evolução ainda maior na qualidade do ensino e aprendizagem no contexto da Educação Básica. Assim, a “educação de qualidade” encontra-se em uns dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são prioridade para as instituições nacionais e internacionais. Uma vez que a realidade de algumas escolas impossibilita a realização das atividades experimentais como, tradicionalmente, são conduzidas em um laboratório de Química, devido a falta de estrutura, de materiais e reagentes para realização dos experimentos, este artigo apresenta a possibilidade de executar aulas práticas, dentro ou fora do laboratório, com materiais de baixo custo e fácil acesso, analisando sua utilização no contexto das atividades do Subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UFAC), realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Adalberto Sena, no período de outubro a dezembro de 2022, apresentadas no presente artigo no formato de relato de experiência.

Publicado

2024-07-31

Número

Sección

Informes de experiencia