Alimentação saudável e educação em saúde: uma proposta de unidade didática interdisciplinar

Autores/as

  • Clécio Danilo Dias da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Délis de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lúcia Maria de Almeida Centro Universitário Unifacex
  • Daniele Bezerra dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.5.1-27

Resumen

O trabalho teve como objetivo fazer um relato de experiência da aplicação de uma Unidade Didática (UD) interdisciplinar sobre o tema alimentação saudável e educação em saúde. As atividades foram desenvolvidas por estudantes do Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual localizada no município de Taipu, Rio Grande do Norte. A UD foi estruturada em três etapas com atividades envolvendo questões problematizadoras, aulas dialógicas sobre os temas alimentação e saúde; construção e socialização de diário alimentar; estudo do meio através da realização de entrevistas na comunidade; montagem de banco de dados e elaboração de gráficos sobre as principais doenças nutricionais na comunidade e a elaboração e divulgação de pôsteres em redes sociais. Os resultados obtidos evidenciam as contribuições da UD para aprendizagem dos estudantes quanto aos diversos nutrientes que constituem os alimentos e para a sensibilização dos mesmos quanto a importância do consumo de uma alimentação saudável, além de despertar a atenção para o surgimento de doenças nutricionais relacionadas ao déficit nutricional.

Publicado

2023-07-31

Número

Sección

Informes de experiencia