Bilhetes avaliativos: método avaliativo holístico para uso em aulas utilizando robótica

Autores/as

  • Fernanda Rose Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.2-13

Resumen

OO presente artigo é fruto de um estudo de Iniciação Científica intitulada: Métodos de Avaliação Multidisciplinares usando Robótica que visa discutir a elaboração de modelos de avaliação que possam ser utilizados por professores de escolas públicas de ensino fundamental e médio em contextos em que protótipos robóticos são empregados em sala de aula. Assim, o método avaliativo enfatizado na presente pesquisa foi idealizado pela autora a partir da técnica Bilhetes à Entrada e à Saída, combinadas com as metodologias ativas PBL - Problem Based Learning ou em português, Aprendizagem Baseada em Problemas, a Sala de Aula Invertida, o Movimento Maker, além e amparar-se nos parâmetros avaliativos presentes na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e no Currículo em Movimento do DF. Para a construção dos bilhetes, foram utilizadas ferramentas de aprendizagem como o Jamboard, o Genially, o Canva, dentre outros. Diante disso, planos de aulas foram construídos e foram implementados em oficinas de treinamento utilizando robótica realizada de forma remota com professores da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-12-30

Número

Sección

Artículos científicos