O contexto da temática água no ensino de ciências conforme os impactos ambientais ocorridos na cidade de Brumadinho

Autores/as

  • Luciana Santos Cruz Faculdade Pio Décimo, Aracaju, Sergipe, Brasil
  • Filipe Silva de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Jucilene Santana Santos Rede Estadual de Ensino de Alagoas, Secretaria de Educação de Alagoas, Penedo, Alagoas, Brasil
  • Rafaela Cristina da Silva Santos Rede Estadual de Ensino de Alagoas, Secretaria de Educação de Alagoas, Penedo, Alagoas, Brasil
  • Maria Clara Pinto Cruz Faculdade Pio Décimo, Aracaju, Sergipe, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-17

Resumen

A pesquisa tem como objetivo investigar a temática água articulada aos conhecimentos prévios dos alunos, tomando como o contexto o ocorrido no desastre da ruptura da barragem da cidade de Brumadinho, MG, considerado o maior desastre da história do Brasil. A pesquisa foi realizada com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental, da Escola Juscelino Kubitschek. A intervenção didática foi dividida nos 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a saber:  problematização, organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. A análise de dados foi feita pela Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio da ATD ficou demonstrado que a metodologia aplicada favoreceu a aprendizagem dos estudantes quanto aos conhecimentos teóricos associados aos conhecimentos prévios referentes a temática água, indicando que estratégias de ensino facilitam o aprendizado.

Publicado

2021-10-25