Química forense no ensino de química: análise da produção acadêmica nacional (2000 - 2018)

Autores/as

  • Arieli Matos da Silveira Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral Universidade Federal da Bahia
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-5

Resumen

A ciência forense pode ser abordada com o propósito de acentuar o interesse e a motivação de estudantes de química. Este trabalho apresenta um estudo do tipo estado da arte sobre as pesquisas relacionadas a tal perspectiva, publicadas em periódicos científicos de origem portuguesa e espanhola, no período de 2000 até o primeiro bimestre de 2018. Foram analisados vinte artigos, de acordo com os seguintes descritores: ano de publicação, região geográfica, instituição de ensino superior, nível de escolaridade e foco temático. Os resultados mostraram que existe uma preferência dos autores pela abordagem de estratégias didáticas. A produção dos artigos é originária de todas as regiões geográficas brasileiras, embora a representação das regiões Centro-Oeste e Norte seja baixa. Os níveis de escolaridade privilegiados foram o ensino médio e o ensino de caráter geral.

Publicado

2021-10-25