O RPG como uma abordagem CTS: contextualizando a “História da descoberta do oxigênio” na formação de professores

Autores/as

  • Leandro Trindade Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nathália Gomes Tostes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cássia Daniele Santana de Assis Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Viviane Arena Figueiredo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-38

Resumen

A possibilidade de desenvolvimento de uma visão distorcida do trabalho científico aumenta quando o ensino de Ciências é apresentado fora do contexto social em que está inserido. Este contexto abarca as complexas relações e conflitos inerentes ao seu desenvolvimento. Neste trabalho desenvolveu-se um Estudo de caso através de uma abordagem CTS da História da Ciência através de uma narrativa lúdica presente em jogos de RPG. Usando como enredo da atividade a descoberta do oxigênio e algumas de suas personalidades envolvidas como Lavoisier, Scheele e Priestley, os alunos de Pedagogia são convidados a conhecer esta história e, dentro do jogo de RPG, foram desafiados a tomar decisões no lugar destes cientistas. Com base nos resultados de questionários semiestruturados observou-se que a atividade promoveu a interação dos participantes, a criatividade e uma reflexão sobre a natureza do trabalho científico.

Publicado

2021-10-08