Proposta de uma sequência didática sobre ácidos e bases, para o ensino médio

Autores/as

  • Acássio Paiva Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciana Rodrigues Leite Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • José Ossian Gadelha de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Jeovane do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Socorro Lucena Lima Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-35

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática (SD) que foi utilizada no estudo do conteúdo de funções inorgânicas. Fruto de um projeto de extensão, ela foi elaborada e aplicada por dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE, a uma turma de 30 alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública sobralense. A referida SD foi realizada no decorrer de cinco encontros nos quais se utilizou recursos metodológicos diversificados, tais como experimentos, jogos e histórias em quadrinhos. Ao final, os alunos elaboraram ‘tirinhas’, como instrumento de avaliação dos conhecimentos adquiridos, e expuseram suas impressões acerca da sequência de atividades. Os resultados mostraram que a SD foi capaz de contribuir para estimular a participação dos alunos nas aulas, uma maior interação entre eles, desenvolver a criatividade e autonomia, impulsionar a compreensão do conteúdo e a capacidade de relacionar a aplicabilidade desses conhecimentos em situações reais. Foi feita uma validação interna e externa desta SD, com base em Méheut, e obteve-se a compreensão de que esta SD se apresentou como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino de Química, aprovada tanto pelos alunos como pelo professor regente da turma (validação externa). A validação interna indica, também, que foram atingidos tanto objetivos conceituais, procedimentais como atitudinais.

Publicado

2021-10-08