Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.3-34Resumen
A implementação do Programa de Ensino Integral (PEI), realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, busca como objetivo a universalização da educação, contemplando questões de permanência estudantil e qualidade da educação. Objetivando contribuir para os debates acerca da inserção desta política educacional, este trabalho constitui-se de um relato de experiência pautado no acompanhamento de atividades em uma escola PEI, situada no interior de São Paulo. O objetivo foi a busca por aspectos potenciais e limitadores para o ensino em escolas do sistema integral. Os dados foram obtidos pela descrição das atividades realizadas e por questionários aplicados a alunos e professores. Os resultados apontam que o sistema PEI, de fato, possui potencialidades para o aprendizado por meio de propostas contextualizadas de ensino promovendo o engajamento dos estudantes, principalmente em atividades do currículo diversificado. No entanto, alguns limitadores culminam em dificuldades no desenvolvimento destas ações como aspectos associados às pressões para o cumprimento de metas educacionais resultados e questões relacionadas ao trabalho docente.