A química dos agrotóxicos: a construção de histórias em quadrinhos na formação de professores de química na educação do campo

Autores/as

  • Nycollas Stefanello Vianna Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-30

Resumen

Este artigo faz a apresentação e discussão sobre uma metodologia adotada em um curso de formação de professores em Educação do Campo: Ciências da Natureza, na Universidade Federal da Fronteira Sul, no norte do Rio Grande do Sul. A atividade proposta na disciplina de “Química na Educação Básica I” foi à construção de Histórias em Quadrinhos (HQ) com a temática “química dos agrotóxicos”, onde os discentes deveriam refletir sobre a química envolvida nestes produtos, seja em sua produção, constituição e/ou uso. Após a análise dos materiais produzidos pelos estudantes perceberam-se reflexões que foram além dos conceitos químicos envolvidos nessa temática, sendo que os discentes apresentaram reflexões sobre os malefícios que o uso destes agroquímicos em larga escala, na produção de monoculturas, têm trazido para a vida humana e para flora e fauna das regiões atingidas pelo uso destes. assim, essa metodologia foi de suma importância para contribuir na formação de professores críticos e reflexivos.

Publicado

2021-10-08