Levantamento de pesquisas sobre experimentação no ensino de química por meio de abordagens histórico-filosóficas em 20 anos de ENPEC

Autores/as

  • Kaíza Martins Porto de Hollanda Cavalcanti Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Glória Regina Pessoa Campello Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-25

Resumen

Pesquisas realizadas na área de ensino de ciências têm apontado preocupação com uma educação científica voltada para formação de cidadãos reflexivos e críticos e a necessidade de um ensino sobre as ciências que inclua a natureza da ciência. Vem sendo reconhecida academicamente a contribuição da história e filosofia da ciência no ensino de química bem como o uso das atividades experimentais e do laboratório didático que tragam uma abordagem sobre a construção do conhecimento científico nas relações com a sociedade. Assim, analisamos todos os trabalhos que foram apresentados nas 10 edições do ENPEC, de 1997 até 2017, buscando aqueles que abordassem atividades experimentais de química por uma perspectiva histórico-filosófica ou atividades que remontassem a experimentos históricos. A busca foi realizada pela leitura das palavras-chave, títulos e resumos dos trabalhos. Foram encontrados apenas 5 trabalhos. Esse resultado demonstra que esse campo ainda é pouco explorado pelos pesquisadores e professores de química.

Publicado

2021-10-08