Gases estufa e aquecimento global: uma proposta de ensino de polaridade de ligações com base na pedagogia histórico-crítica

Autores/as

  • Adalberto Santana Lima Junior Universidade Federal da Bahia
  • Ises Layane de Oliveira Cabral Universidade Federal da Bahia
  • João Henrique Santana de Araujo Universidade Federal da Bahia
  • Luana Santos Rodrigues Universidade Federal da Bahia
  • Maria Bernadete de Melo Cunha Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-24

Resumen

Com a mudança dos líderes de Estado, observam-se mudanças em diversos setores do país, seja econômico, na saúde, educacional ou ambiental e o modo de manejar recursos é dado pela prioridade do governo vigente. O Aquecimento Global é um fator climático natural, agravado pelo modo de sociedade capitalista e consumista cujo símbolo principal, a indústria, é responsável pelo lançamento de excesso de gases estufa na atmosfera. No Brasil, as concepções atuais dos governantes acerca desse fenômeno são evidentemente distorcidas e destoantes das explicações da comunidade científica. Propomos discutir uma abordagem metodológica, através da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que promova o ensino da polaridade de ligações químicas, abordando o fenômeno provocado pelos gases estufa, intensificado pelas práticas humanas negligentes. Assim, as explicações científicas podem servir para que alunos tenham esclarecimento sobre o assunto e discernimento sobre a evidente manipulação a qual possam estar submetidos.

Publicado

2021-10-08