Aproximações entre as competências e habilidades da BNCC e PCN+

Autores/as

  • Thays Kelly Carvalho da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-22

Resumen

Considerando as discussões no ensino brasileiro acerca das reconstruções do currículo do país, em tese a Base Nacional Comum Curricular, o presente artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados de aproximações possíveis entre as competências e habilidades dos Parâmetros Curriculares Nacionais Complementares para o Ensino Médio e aquelas da Base Nacional Comum Curricular para a área de química. Utilizando como metodologia de pesquisa a análise de conteúdo de ambos os textos a fim de promover as possíveis aproximações. Tendo como principais resultados a identificação de forte relação entre os documentos quanto às competências que se referem à resolução de problemas, bem como a construção de argumentação por parte do alunado, reforçando assim em ambos os textos a formação de alunos enquanto protagonistas do processo de ensino, a partir das aproximações também foi possível notar que ambos apresentam semelhanças quanto aos objetivos para com a aprendizagem.

Publicado

2021-10-08