Usos dos textos didáticos de química em sala de aula: o que dizem os estudantes de uma escola da rede privada?

Autores/as

  • Camila Cacique Trindade Universidade Federal de Minas Gerais
  • Célio da Silveira Júnior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-19

Resumen

Existe um descompasso entre as leituras que interessam aos adolescentes e as que são pedidas pela escola. Isso dado, é preciso agir quanto às leituras dos textos didáticos de Ciências e de Química em particular. Especialmente quando sabemos que os estudantes aprendem Ciências a partir das explicações do professor ou das leituras que faz. Esperando contribuir para os debates na área, este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa feita com estudantes de Química de uma escola particular. Buscou-se avaliar se a leitura era utilizada para ensinar e aprender Química. Os resultados mostraram que a leitura, em especial dos livros didáticos, raramente era feita na escola ou fora dela. Quando feita, era desacompanhada de uma necessária mediação docente. Entendemos que a mudança desse quadro passa pela inserção dessa discussão nos cursos de formação docente e pelo desenvolvimento de ações de extensão que envolvam toda a comunidade escolar.

Publicado

2021-10-08