Avaliação do desenvolvimento de habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.3-12Resumen
Este trabalho apresenta os resultados iniciais de uma investigação que pretende compreender os processos de avaliação de habilidades técnicas laboratoriais desenvolvidas por estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em Química, em adequação a um modelo estatístico dicotômico desenvolvido por Georg Rasch, partindo-se do pressuposto de que esse tipo de habilidade se constitui como um traço latente no processo formativo da profissionalização dos sujeitos, sendo a sua avaliação um processo educativo complexo e desafiador para o trabalho docente. A pesquisa envolveu observação e análise de registros visuais de aulas práticas nas quais os estudantes prepararam soluções aquosas a partir de um Procedimento Operacional Padrão (POP), e o preenchimento de um checklist detalhado da técnica. Os dados foram coletados em três ocasiões em três subturmas, analisados e descritos qualitativamente. De modo geral, os estudantes apresentaram desempenho invariável, e não acompanharam rigorosamente as instruções do POP, especialmente na 3ª ocasião.