Um estado da arte sobre reações redox no contexto do ensino de química no Brasil

Autores/as

  • Heloísa Comelli Grahall Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo
  • Keysy Solange Costa Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-2

Resumen

Nesta pesquisa apresenta-se os resultados de uma investigação do tipo estado da arte, que analisou as pesquisas sobre o conteúdo de reações redox no contexto do Ensino de Química. Em consonância, realizou-se a busca por Teses e Dissertações (TDs) e artigos, no período de 2010 a 2019, no Portal de Periódico da Capes e na Biblioteca Digital Brasileiras de Teses e Dissertações (BDTD), por meio das palavras-chave: ensino de eletroquímica, ensino de reações redox, ensino de oxidação, ensino de redução, ensino de pilha e ensino de bateria, nos seguintes campos: título, resumo e palavras-chave. Foram catalogadas 41 pesquisas (11 artigo e 30 TDs). As principais estratégias de ensino adotadas nas investigações catalogadas foram as TICs e os experimentos. Os participantes dessas pesquisas eram estudantes do ensino médio e da graduação. As dificuldades conceituais foram diversas, destacando-se a definição de cátodo e ânodo, agente oxidante e redutor.

Publicado

2021-10-08