Mapeamento dos trabalhos no encontro nacional de pesquisa em educação em ciências – ENPEC (2011 a 2019) dos temas Marie Curie e radioatividade
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-39Resumen
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais abrangente envolvendo a História da Ciência no Ensino e relata o mapeamento de produções abordando Marie Curie e/ou radioatividade apresentadas nas edições de 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para tornar este mapeamento possível, foram pesquisados através das palavras-chave “Curie” e “radioatividade” os trabalhos completos presentes nas atas dos eventos. Isso foi realizado com o auxílio da ferramenta de busca do Google, a fim de assegurar que fossem encontrados os termos dentro do corpo textual e não somente no título ou resumo. Foram selecionadas para discussão 25 produções sobre Marie Curie e 59 sobre radioatividade, dentre as quais percebeu-se a diversidade de pesquisas e propostas, trabalhos teóricos e empíricos em diferentes níveis de ensino. Sobretudo, produções que essencialmente buscavam a promoção de um ensino de Ciências temático adequado e contextualizado.