Sabedoria popular, senso comum e ciência: articulando saberes através das plantas medicinais na educação de jovens e adultos

Autores/as

  • Luiza Figueira de Siqueira Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Ricardo da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Josefina Aparecida de Souza Universidade Federal de Lavras
  • Juliana de Andrade Santiago Escola Estadual Firmino Costa, Lavras, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-30

Resumen

Considerando que a sabedoria popular e o conhecimento científico podem ser abordados de forma articulada para favorecer a construção de conhecimentos e para a formação mais crítica dos estudantes, este trabalho apresenta um relato de experiência sobre uma sequência de aulas desenvolvidas no contexto do Ensino Médio Noturno, em uma escola da rede estadual de uma cidade do sul de Minas Gerais. As estratégias empregadas para abordar o tema Plantas Medicinais sob as perspectivas da sabedoria popular e do conhecimento científico foram: levantamento de experiências dos alunos, apresentação de propriedades terapêuticas passadas de geração em geração e de trabalhos científicos que avaliam estruturas e propriedades das plantas, além de discussões que envolviam relações profissionais e pessoais com o tema. Percebemos que os (as) estudantes foram estimulados a construir e reconstruir ideias e conceitos a respeito das plantas medicinais, além de evidenciarem mudanças de concepções sobre a Ciência e o trabalho científico.

Publicado

2021-09-25