Estágio supervisionado em química: os desafios, as reflexões e contribuições para a formação docente em Pernambuco

Autores/as

  • Vladimir Cavalcanti da Silva Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberto Araújo Sá Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-22

Resumen

Este trabalho consiste na compilação das experiências vivenciadas no estágio supervisionado em um curso de Química-Licenciatura no agreste pernambucano, bem como reflexões sobre sua contribuição na   formação inicial de professores. O referido componente curricular é subdividido em parte teórica que abrange discussões de textos, seminários e micro regências sobre sua importância na prática docente. Além da parte prática estruturada em momentos de observações das aulas e entrevista com o supervisor, análise da estrutura física e documentos da escola campo. Assim, pretende-se chamar a atenção dos licenciandos para a responsabilidade em vivenciar este momento na sua graduação como fonte de experiência positiva na sua prática em sala de aula de como ser professor.  Evidenciou-se que existe uma problematização e reflexão sobre as aulas e regências, onde o licenciando pensa nas estratégias utilizadas por ele e pelo professor, e reflete sobre as ações realizadas buscando sempre aperfeiçoar a prática docente em construção.

Publicado

2021-09-25