Experimentação no ensino de química: uma análise dos ENEQs da última década

Autores/as

  • Amanda de Araújo Drago Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Bruna Rafaela da Silva Guimarães Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Kellen Beatriz Ferreira dos Santos Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Renato Greff Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Odilon José Ribeiro de França Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-17

Resumen

A experimentação é fundamental para a assimilação do conteúdo teórico. por meio dela conceitos abstratos podem ser trazidos para a realidade, proporcionando uma forma melhor de interligar o conhecimento obtido em sala e o cotidiano. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é apresentar como a experimentação vem sendo abordada no ensino de química a partir das últimas cinco edições do ENEQ. Para tanto, usou-se como critério selecionar todos os trabalhos que discutiram a experimentação no contexto geral. Obteve-se 192 trabalhos completos que foram analisados à luz da metodologia adaptada de Moraes. Os resultados apontam que no ensino de química a experimentação na forma investigativa é a mais utilizada, seguida pela experimentação que relaciona a Química com o enfoque (CTS). Por fim, percebe-se que é necessário refletir sobre o uso da experimentação e de outras formas que a façam ser acessível a todos.

Publicado

2021-09-25