Concepções acerca da ciência química entre estudantes do ensino médio de uma escola pública de Caruaru-PE
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-15Resumen
Na contemporaneidade a ciência tem papel fundamental na sociedade, presente tanto no contorno de problemas sociais e ambientais, quanto no desenvolvimento da sociedade. Diante disto a concepção dos estudantes tem um papel fundamental na reflexão crítica e no entendimento na educação cientifica, no entanto, diversos estudos apontam concepções estereotipadas da ciência de forma recorrente. Neste trabalho, tivemos como objetivo analisar as concepções sobre ciência em alunos do Ensino Médio. Para isso, aplicamos um questionário a alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Analisamos a partir das categorias propostas para visões deformadas do trabalho científico. Nossos resultados assemelharam-se a outros estudos em que o cientista é descrito como inteligente, louco e antissocial e a forte predominância na imagem descontextualizada da ciência. Percebemos uma forte influência da mídia sobre estas concepções, e o forte papel da escola e do professor enquanto contribuintes para a formação de cidadãos críticos reflexivos.