A influência da experimentação na formação inicial e suas implicações na formação de professores de química no Agreste de Pernambucano

Autores/as

  • Paloma Lourenço Silveira de Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Djalma Alves de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula Freitas da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-14

Resumen

A experimentação é um dos pilares da formação de professores de química e por isso deve ser discutida e trabalhada de forma ampla durante todas as etapas formativas do docente. Utilizá-la como uma das principais estratégias para o ensino é o grande desafio, visto que está ainda encontra resistência dos docentes e estudantes. Diante deste cenário, buscou-se identificar o entendimento de estudantes de Química sobre o papel da experimentação na formação inicial e como suas experiências podem contribuir em sua práxis. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário numa turma de licenciandos em química de uma instituição de ensino superior do Agreste de Pernambuco. Como resultado desta pesquisa foi perceber que os estudantes nem sempre tiveram experiências exitosas com a experimentação durante o ensino médio, embora acreditem que durante sua formação docente, a experimentação deva ser utilizada como estratégia para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2021-09-25