O papel da rememoração na construção de significados de funções orgânicas na química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-6Resumen
Procuramos identificar as características da rememoração que expressam o processo de construção de significados de conceitos científicos na química orgânica. Destarte, adotamos o modelo de memória como aquela que auxilia na construção dos significados, sendo o indivíduo capaz de ressignificar o conhecimento prévio, para ajudá-lo a resolver uma demanda no presente. Conforme tal modelo, ressignificações de experiências passadas possibilitam a elaboração de novas sínteses que podem ser estabilizadas em novos significados. Portanto, elaboramos 3 etapas para a coleta de dados: questionário, internalização e externalização. A coleta de dados foi feita com alunos do terceiro ano da rede estadual de ensino em Pernambuco. A intervenção foi gravada em áudio e posteriormente transcrita. A análise dos dados sucedeu-se a partir das características da rememoração propostas por Bartlett e discutidas por Silva e Lyra. Como resultado, identificamos a emergência de novos significados e também a externalização de significados já estabilizados previamente pelos alunos.