Transformando questões sobre soluções de livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018 em problemas do tipo escolar

Autores/as

  • Heloiza Helena da Silva Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Amanda Maria Vieira Mendes Sales Colégio Anchieta, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Verônica Tavares Santos Batinga Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-4

Resumen

Esse trabalho objetiva analisar questões sobre o conteúdo de soluções de livros didáticos de química do ensino médio aprovados no PNLD 2018, caracterizadas como exercícios, e transformá-las em problemas. Para isso foram analisados os enunciados das questões encontradas nos livros com base em categorias inerentes ao referencial sobre o ensino e aprendizagem baseados na resolução de problemas, especificamente, exercícios e problemas. Os resultados apontaram que estratégias específicas podem ser adotadas para transformar enunciados de exercícios em problemas de química do tipo escolar. Este estudo contribui para que professores possam elaborar novos materiais didáticos (problemas) a partir do livro didático de Química.  

Publicado

2021-09-25