Possibilidades do teatro científico no ensino de química: uma revisão de pesquisas nacionais dos últimos 5 anos

Autores/as

  • Camila de Fatima Sant’Ana Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leonardo Maciel Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-2

Resumen

O teatro científico vem se destacando na educação como uma estratégia didática que fomenta a aproximação de conceitos científicos para além de suas teorias abrindo oportunidades de uma abordagem mais humanizada de temas científicos. Nesse trabalho objetivou-se analisar a produção (artigos nacionais) do campo de pesquisa dos estudos empíricos sobre a forma de apropriação de teatro científico no ensino de Química. Os artigos em sua maioria indicaram como propostas, promover a divulgação científica, aproximação e entendimento do público de conceitos científicos abordados nas peças de maneira lúdica. A construção dos roteiros das peças teatrais vinculados à utilização de experimentos químicos foi outra característica apontada em comum. Foi salientada a redução da timidez dos licenciandos ao realizar a encenação. Poucos direcionaram sua inquietação para a contribuição da interface ciência e arte na formação de professores de Química. O que sugere que esse viés de pesquisa ainda é pouco investigado e discutido.

Publicado

2021-09-25